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FAQ
Perguntas Frequentes

Para facilitar sua pesquisa em nosso website esclarecer suas dúvidas, separamos abaixo algumas das principais dúvidas que podem te ajudar.

Quais os principais tipos de equipamentos para elevação de cargas?

Há uma grande variedade de equiamentos para elevação e movimentação de cargas que podem atender diversos tipos de necessidades em diversos setores da indústria. Ao navegar em nossa página de produtos, você consegue ter uma visão geral com uma ideia dos principais equipamentos de elevação, como pontes rolantes, pórticos rolantes, monovias, guindastes giratórios, talhas, peças de reposição, componentes e serviços.

O que é uma ponte rolante?

Uma ponte rolante é um equipamento utilizado para içamento e transporte de cargas, com o objetivo de manipular manipular materiais e objetos grandes e pesados, que geralmente não podem ser movidos facilmente de forma manual. A ponte rolante é composta basicamente de um ou duas vigas principais, caminho de rolamentos, abastecimento de força, carro trolley e talha. Ela pode ser apoiada ou suspensa sobre os trilhos do caminho de rolamentos fixados nas colunas do galpão, onde é feita a movimentação longitudinal (frente e trás) de todo o percurso onde é instalada. A talha, por sua vez, faz a movimentação vertical (sobe e desce) içando as cargas. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Quais são os principais tipos de Ponte Rolante?

As pontes rolantes podem ser encontradas em três configurações variadas: Ponte Rolante Univiga, Ponte Rolante Dupla Viga e Ponte Rolante em perfil modular tipo KBK. Ambas podem ser suspensas ou apoiadas.

A ponte rolante apoiada tem a viga principal fixada sobre um par de cabeceiras que são apoiadas sobre os trilhos do caminho de rolamentos fixados em colunas no galpão para percorrer trajeto.

Já a ponte rolante suspensa, é fixada por baixo das cabeceiras, dispensa o uso de colunas para fixação dos trilhos, podendo ser fixada na estrutura de telhado existente.

Quais são os tipos de talhas?

As talhas podem ser elétricas: de corrente ou cabo de aço; Manuais: de corrente ou alavanca ou Pneumáticas.

Talhas elétricas de corrente: Funcionam através de um sistema de motor, engrenagens e freio, que são projetados para um funcionamento perfeito e flexibilidade para lidar com vários tipos de cargas. O acionamento é feito através de botoeira pendente ou rádio controle sem fio, que acionam o motor e as engrenagens para a movimentação da corrente e elevação da carga.

Talhas elétricas de cabo de aço: São equipamentos potentes  para elevação de cargas desde as mais leves às mais pesadas. Composta pelo motor, engrenagens, freio e tambor do cabo, é ideal para diferentes tipos de necessidades com alta performance e segurança. Podem ser encontradas na versão talha de cabo ou guincho elétrico mini, que é um equipamento de tamanho e peso reduzidos, perfeito para baixas capacidades de carga.

Talhas manuais de corrente: Sem o motor, a talha é acionada manualmente pelo operador através das correntes acionadas pela roda dentada principal para fazer o processo de elevação.

Talhas manuais de alavanca: a talha é acionada manualmente através de um sistema de catracas e engrenagens em substituição às rodas dentadas.

Talhas pneumáticas: é um sistema alimentado por ar comprimido. É ideal para o movimento vertical onde dispensa o uso do motor para acionamento da talha. Geralmente fabricada para capacidades de até 5 t, é a solução confiável para áreas classificadas, por exemplo.

Qual NR fala sobre Ponte Rolante?

A Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que regulamenta as atividades de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais é a NR 11. O nome completo da Norma é “NR 11 – TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS”, seu texto integral pode ser lido aqui. Dentro do grupo de equipamentos que a Norma regula, encontram-se ponte rolante, talha e pórtico.

Conheça mais sobre as Normas Regulamentadoras e fique atualizado para realizar trabalhos com nossos Serviços de Consultoria e Treinamentos.

O que é um Guindaste Giratório?

Guindaste giratório é um equipamento em perfil tubular feito de coluna com um tubo e uma lança feita em viga perfil W ou perfil modular tipo KBK fixada na coluna, que faz o movimento lateral a fim de elevar e transportar materiais de forma vertical, horizontal e em círculos com rotações manuais ou motorizadas de 180°, 270° e 360° afim de minimizar os esforços do operador na manuseio de materiais. O guindaste pode ser encontrado em duas opções: de coluna e de parede.

O Guindaste de Coluna, é feito com coluna tubular redonda ou quadrada, fixada no piso de concreto da fábrica. A lança é montada na coluna e dispensa o uso da estrutura do prédio.

O Guindaste de Parede, dispensa o uso da coluna tubular, onde consiste apenas na lança que é fixada na parede de concreto do prédio e faz giros de até 180°. Ou pode ser fixada em algum pilar, com o giro podendo chegar à 270°.

Ambos podem talhas elétricas ou manuais.

Como funciona um Pórtico Rolante?

O pórtico rolante é uma estrutura móvel formada por um uma viga apoiada sobre dois pares de “pernas” tipo trave de gol, que são apoiadas por um par de cabeceiras motorizadas ou rodízios. Podem ser encontrados na opção motorizado com uma ou duas vigas ou manual. Os pórticos rolantes com cabeceira, movem-se sobre trilhos motorizados montados sobre o piso de concreto. Os pórticos manuais feitos com rodízios giratórios, movem-se manualmente pelo chão com auxílio de um operador. Há ainda uma outra opção conhecida como semi-pórtico onde a sua estrutura é semelhante à do pórtico tradicional, porém em uma extremidade utiliza-se a perna que percorre no chão e na outra, a viga viaja ao longo de um trilho elevado que é montado em uma parede ou colunas do prédio ou em uma estrutura de aço metálico independente.

O que são Monovias? E quais os Tipos?

A monovia é um sistema utilizado para transporte linear suspenso de cargas. Sua construção é em viga em perfil W ou modular tipo KBK onde percorre a talha e trole. A viga é fixada em estrutura metálica auxiliar (independente do prédio), consoles ou lajes. Pode ser encontrada na opção Reta muito utilizada em cabines de pintura ou estações eleavtórias, ou Curva com seções curvilíneas na viga com raios à partir de 900 mm.

Minha Talha quebrou. E agora?

Se a sua talha quebrou e necessita urgentemente de uma peça nova ou um serviço de manutenção emergencial, não se preocupe porque nós temos uma equipe 24/7 para atendê-lo e encontrar a melhor solução para colocar o seu equipamento em perfeito funcionamento novamente. Além disso, dispomos de um amplo estoque de peças de reposição para diversos modelos de talhas e pontes rolantes, que podem atender sua necessidade de urgência de troca da peça quebrada por uma nova.  Fale conosco agora mesmo e não deixe a sua produção parada por falta de peças de reposição.

Preciso fazer manutenção em minha Ponte Rolante ou Talha. Como proceder?

Sabemos que para um bom desempenho da sua ponte rolante, pórtico, guindaste, monovia ou talha é essencial realizar manutenções periódicas a fim de evitar quebras e melhorar o desempenho. Para isso, você pode contar com os nossos Serviços de manutenção em talhas e pontes rolantes, tanto para manutenções preventivas, manutenções corretivas emergenciais (em casos de paradas ou quebras), serviços de modernizações e reformas, entre outros.

Veja também nosso artigo sobre a importância da manutenção em seu equipamento e por que deve-se evitar a manutenção corretiva?

Onde encontrar Peças de Reposição para minha Ponte Rolante ou Talha?

Se a sua talha ou ponte rolante necessita de peças novas ou de algum serviço de recondicionamento de peças, nós temos a solução! Não importa qual é o fabricante, com nosso sistema de engenharia reversa, fornecemos peças para talhas PK1, PK2, PK 5 e PK10, R6 e R20, SE-1, SE-3, SE-5, 221, 223, 225, entre outras, com as mesmas medidas e desempenho. Basta entrar em contato conosco informando o código da peça, o fabricante ou informações dimensionais, que conseguimos fornecer uma peça nova sob medida para o seu equipamento não ficar parado.

Como fazer um Orçamento?

Para fazer um orçamento de nossos produtos, você tem a opção de preencher um formulário de cotação, escolhendo a categoria de produtos que deseja orçar, clicando na categoria e preenchendo com as suas informações para contato e as informações técnicas dos produtos.

Você pode também nos enviar uma mensagem pelo site clicando aqui. Ou ainda falar conosco através do Chat On-line, e-mail da nossa central de vendas: vendas@mollyn.com.br ou consultar um de nossos especialistas pelo telefone (11) 2690-4609.

É possível comprar pelo Site?

Se você gostou de algum produto do nosso site que esteja disponível em nossa Loja On-line e quer realizar sua compra de forma mais rápida e eficiente, basta se cadastrar em nossa loja colocando suas informações pessoais como Nome completo, RG, CPF ou CNPJ em caso de compra por pessoa jurídica e endereço de entrega e realizar seu pedido on-line, selecionando o produto escolhido, a quantidade e adicionando no carrinho. Após isso, confirme seus dados, finalize o pagamento e receba a confirmação da sua compra!

Como acompanhar meu pedido feito pela loja on-line?

Toda vez que você efetua uma compra em nossa loja on-line, você recebe um e-mail de confirmação no endereço cadastrado em seu login com o número do seu pedido e as informações dele para que você possa acompanhar.

Qual é o prazo para a Análise do meu Pagamento comprando pela Loja On-line?

Geralmente os pagamentos feitos com cartão de crédito, são confirmados na hora, se a sua operadora de cartão reconhecer o pagamento. Em alguns casos, o prazo máximo para pagamento com cartão de crédito é de 24 h. Os pagamentos realizados com boleto bancário, demoram até 48 h para compensação.

Posso realizar Mais de Um Pedido no mesmo dia?

Sim, você pode realizar quantos pedidos desejar!

O endereço de Entrega pode ser Alterado após a confirmação do pedido?

O endereço Não pode ser alterado após a finalização do pedido.

Se eu Não Receber a Confirmação do meu Pedido da compra online, como devo proceder?

Toda vez que você compra pela nossa Loja On-line, recebe automaticamente uma confirmação da compra do seu pedido. Caso isso não aconteça, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2690-4609 ou através do e-mail: contato@mollyn.com.br

Como rastrear a entrega do meu pedido da compra on-line?

Para acompanhar o andamento do seu pedido feito em nossa loja on-line, basta clicar no canto superior direito do site na opção Loja ou Carrinho, acessar sua conta com login e senha e rastrear a entrega. O código de rastreio dos Correios ou da Transportadora contratada, fica disponível assim que o produto for postado.

Como faço para Cancelar meu Pedido?

Se o seu pedido na loja on-line foi realizado e o pagamento com o cartão já foi confirmado, Não é possível cancelar a compra. Caso o pagamento escolhido tenha sido com boleto bancário, se o pagamento não tiver sido efetivado, basta não realizar o pagamento que após o prazo de compensação bancária, o sistema entende que não houve pagamento e o pedido é cancelado.

Trocas e Devoluções

A legislação determina que o consumidor tem até 7 dias corridos, a partir da data de recebimento do produto, para desistir de uma compra efetuada a distância.

Para trocas ou devoluções de produtos Sem Defeitos, o cancelamento só pode ocorrer quando o produto não foi entregue ou apresenta vícios.

No caso de produtos que não apresentem vícios nem defeitos após a compra, será liberalidade da loja realizar a troca ou proceder ao cancelamento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o direito de exigir a troca ou cancelamento de compra estão previstos em apenas algumas situações, descritas em alguns artigos:

– art. 49 – Desistência em sete dias se a compra (ou contratação) tiver sido realizada fora do estabelecimento comercial.

– art. 18 – Quando for constatado, em 90 dias, que o produto adquirido apresentou defeito e após 30 dias o fornecedor não conseguiu saná-lo.

-art. 35 – Quando não houver o cumprimento à oferta ( ex.: não cumprimento do prazo de entrega ). O consumidor poderá escolher entre: exigir o cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra.

Veja mais informações no Site do Procon.

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